sábado, 29 de dezembro de 2007

ÁREA DE PROJECTO - 8º ANO, TURMAS 2 e 3 - EB23 FREI CAETANO BRANDÃO

Durante o 1º período lectivo, os alunos criaram contas de correio electrónico no gmail.com e aprenderam a criar um blogue no blogspot.com com nome e modelo à sua escolha. Entenderam o significado de URL e aprenderam a utilizar a janela do editor de mensagens com todas as suas ferramentas.

Editaram o seu perfil, colocaram uma foto no perfil, publicaram mensagens com texto, imagens e vídeos. Adicionaram diversos elementos de página, tais como sondagens, lista de hiperligações, imagens, JavaSript e HTML, logótipo, etc.

Utilizaram a pré-visualização do blogue, a ajuda e reconheceram a importância de terminar cada sessão de trabalho. Aprenderam a actualizar/alterar o conteúdo de uma determinada mensagem e a eliminá-la, se necessário. Verificaram e experimentaram a possibilidade de comentar o conteúdo dos blogues dos colegas.

Criou-se um blogue experimental único, para que todos os alunos testassem a possibilidade de realizar actualizações simultâneas, partilhando o mesmo blogue e até as mesmas mensagens.

Cada um dos alunos fez um pequeno texto com a sua apresentação e todos os alunos fizeram a apreciação das características pessoais de cada um dos seus colegas, para encontrar o seu perfil individual. Os dados foram cruzados e lançados em tabelas criadas no MS Excel, sujeitas a ordenação por pontuação decrescente, a somas automáticas, a cálculo de percentagens e à separação das características mais significativas, das restantes. Estas tabelas, coloridas a gosto dos alunos, serão publicadas no “Blogue da Turma” sob a forma de figuras de extensão jpg, criadas por PrintScreen.

Com a coordenação da professora Florinda Grilo, da disciplina de Língua Portuguesa, os alunos da turma 2, realizaram uma entrevista aos recém eleitos dirigentes da Associação de Estudantes da Escola, cujo som foi recolhido por dispositivo de gravação digital para posterior publicação no “Blogue da Turma” como ficheiro wma, juntamente com fotos obtidas na mesma altura e texto alusivo ao acto.

Alguns grupos de trabalho foram pesquisando informação e avançando com o trabalho do 3º período, conforme ficou determinado no início do ano lectivo.

O professor da Área de Projecto solicita aos professores do Conselho de Turma que colaborem, fornecendo materiais que considerem pertinentes para a actualização do “Blogue da Turma”.

Sem comentários: