domingo, 20 de janeiro de 2008

CIMEIRA IBÉRICA, MOSTEIRO DE TIBÃES E NANOTECNOLOGIA

O Mosteiro de Tibães, em Braga, recebeu em 18 de Janeiro de 2008, sexta-feira, a XXIII Cimeira Ibérica, durante a qual os primeiros-ministros de Portugal, José Sócrates, e de Espanha, José Luís Zapatero, reforçaram o actual bom momento das relações bilaterais.

Sócrates e Zapatero estiveram no local onde funcionou o parque de diversões Bracalândia, para proceder ao lançamento do futuro Laboratório Internacional Ibérico de Nanonatologia. Este laboratório, um projecto financiado pelos dois governos, que tem previsto um investimento anual de 30 milhões de euros, deverá ser inaugurado em 2009 e contará com cerca de 200 investigadores de Portugal e Espanha.

A nanotecnologia é uma nova técnica dedicada ao estudo e controlo das propriedades da matéria à escala nanométrica: um nanómetro (milionésima parte do milímetro) é o comprimento de uma pequena molécula. Trata-se de algo tão pequeno que uma estrutura nanodimensionada tem de ser ampliada mais de 10 milhões de vezes para ser apreciada em pormenor a olho nu. Dada a necessidade de partilhar conhecimentos acerca deste novo mundo, as fronteiras entre áreas tecnocientíficas estabelecidas tornam-se difusas, numa cooperação multidisciplinar entre a ciência de materiais, a mecânica, a electrónica, a informática, a biologia, a química e a física.

Sem comentários: