sexta-feira, 20 de julho de 2007

FESTA DOS TABULEIROS - TOMAR 2007


A Festa dos Tabuleiros realiza-se em Tomar de quatro em quatro anos. Anima as suas ruas durante três dias, sendo visitada por turistas de todos os cantos do mundo. Durante os dias que antecedem esta festa, os moradores de diversas ruas organizam-se para as decorar com vista à obtenção do prémio da rua mais bonita, num concurso que se realiza no primeiro dia da festa, Sexta-feira à noite. Noite maravilhosa de cor, alegria, luz, som e festa que só termina já em plena madrugada.

O ponto alto da festa é no Domingo, com o cortejo dos tabuleiros a percorrer as ruas da cidade e que se inicia na Praça da República, em frente à Câmara Municipal.

No passado dia 8 do corrente mês de Julho, tive, pela segunda vez, oportunidade de assistir ao cortejo em companhia de minha esposa e do meu afilhado Ricardo e de seus pais que vivem em Tomar e que tiveram a amabilidade de nos convidar para lá passar o dia e assistir aos festejos, o que muito nos agradou.




Esta festa tem como origens o culto ao Espírito Santo, devoção criada pela Rainha Santa Isabel. Os tabuleiros que as mulheres transportam à cabeça eram originariamente, oferendas ao Espírito Santo. Em média pesam 22 kg e são sempre da altura das mulheres que os transportam. Por vezes o seu peso aumenta pois nos cestos são metidas pedras de forma a baixar o centro de gravidade do tabuleiro para melhor equilíbrio.
A função dos homens é a de ajudarem as mulheres mas nunca transportam os tabuleiros.

Sem comentários: